1 - Conhecendo o site:
Esta é a tela inicial que você verá ao entrar no site. Não possuindo um cadastro, clique no botão "Register" que está circulado em vermelho, se ja possui o cadastro basta adicionar seu user name e a senha no campo indicado.
Assim será sua página inicial, com promoções, dicas e os últimos produtos que você visualisou. Na área circulada em verde são as categorias, para uma pesquisa filtrada e mais direcionada. Na área circulada em vermelho há um campo vazio para que você digite o nome do produto, marca ou referência do que procura, mas lembre-se: sempre em inglês. Em português os resultados podem não ser tão positivos quanto em uma busca direta em inglês.
2 - Encontrando o produto:
Esta será a imagem do seu "dashboard", onde estarão todas as suas informações de compra, produtos adicionados na sua Watch List ( que é uma lista de produtos que você pode considerar importantes e não quer ter que ficar procurando-os toda hora, inclusive recebe-se notificações por email quando o tempo de venda deles está prestes à expirar), as mensagens que você trocar com vendedores e tudo mais. Visualise bem todos os campos contidos nesta parte do site, muitas informações podem estar escondias em abas, logo você pode acabar ficando com uma dúvida que na verdade é só uma falta de atenção. Circulado em rosa estão as principais informações sobre suas compras, sobre leilões do qual você participa e produtos em que sua oferta foi ganhadora ou não. Circulado em azul são as listas pessoais que você pode criar, de produtos, vendedores e outros. Sublinhado em cinza são os 'Lembretes de Comprador", onde você encontrará informações completas sobre o final de leilões, itens ganhos e os que precisam de feedback ( apuração que você deve fazer a respeito do vendedor e do produto para que os outros saibam se podem confiar).
A caixa de texto ainda se encontrará lá em cima da página. Digite ali um produto qualquer de seu interesse para começar a pesquisa. Nesta simulação eu procurei por cílios postiços ( eyelashes ).
3 - Iniciando a compra:
Abrindo a página do produto, todas as informações básicas estarão disponíveis. Sublinhado de rosa se encontra o tempo que o produto ficará disponível para compra. Em azul estão quantos lances ja foram feitos e o valor inicial que o produto foi posto a leilão. Em verde estão o campo para a digitação de seu lance e o botão "Place Bid", que ativa seu lance (abaixo da caixa de texto entre parênteses está o lance mínimo que você pode dar). Em laranja está o valor de envio do produto e forma de envio. Circulado em vermelho estão as informações do vendedor e do produto, pois os produtos recebem um código e se você guardá-lo pode fazer buscas atravéz dele. Abaixo apontado com as cetas marrons está a descrição do produto, que possui fotos e informações importantes sobre o produto e que deve ser lida atentamente e até o final. E por fim, na aba lateral sinalizado em amarelo, as informações de envio do produto (shipping) que são a coisa mais importante depois do pagamento. Leia tudo com muita atenção, e em caso de dúvidas, use o Google Tradutor para que não ocorram erros.
4 - Shipping:
5 - Watch List:
A Watch list será sua lista de produtos digamos assim "em espera" por sua decisão de comprá-los de fato ou não. Enquanto você não se decide, os produtos que entrarem nesta lista aparecerão no seu dashboard e você receberá notificações por email sobre os prazos do produto disponível, se ganhou ou perdeu em algum leilão e de quais o tempo de compra esgotou. Em rosa está o botão para adicionar o produto para sua Watch List, em azul claro estão outras listagens disponíveis e em vermelho a notificação que aparece quando o produto é adicionado. Certifique-se de só fechar a janela após ver esta notificação se você adicionar algum item à sua lista.
6 - Efetuando a Compra:
Após adicionar o valor à caixa e fazer a compra aparecerá esta imagem:
Muito importante: após se comprometer com a compra, você não tem como desfazer o negócio a menos que contate o vendedor e peça para ele cancelar a compra, mas pense no incômodo que seria, então certifique-se de só efetuar uma compra após ter certeza de todas as informações estarem corretas. Em rosa aparecerão todos os dados do produto como preço pago, taxa de envio e tempo de entrega do produto. Em vermelho está o botão de "commit to Buy" que finaliza a compra e afirma que você se compromete com o pagamento do produto.
7 - Pagamento:
Nesta página você encontrará todos os dados a respeito do pagamento. Em vermelho estarão seus dados pessoais de entrega, seu endereço e telefone, ao lado está a forma de pagamento. Em rosa estão os dados do vendedor, sublinhado em verde está o indicador de que o pagamento já foi efetuado e que o vendedor ja pode enviar o produto. Em azul estará o valor total de sua compra, que será o valor do produto somado ao valor de envio. NOTA: o Paypal cobra uma taxa pelo cadastramento do cartão, que vem na fatura seguinte a compra, junto a isto existe um código que virá na fatura para que o cartão seja registrado no site. Este registro adiciona o cartão ao seu perfil no site, mas eu ainda não fiz isto, logo não sei como se procede depois, mas mesmo sem fazer isto pode-se fazer compras. As taxas podem variar conforme a bandeira do cartão, me foram cobrados U$4,00.
Se a compra for feita pelo Paypal, o E-bay te direcionará para lá. Finalize a compra e voilà: é só aguardar pelo produto.
8 - Acompanhando o Produto:
Após efetuada a compra, vá até seu dashboard e preste atenção aos seguintes ícones:
Na aba "Activity" clique em "Won/Purchased" para ter acesso as informações de produtos que você comprou. A seta marrom indica o nome do produto comprado e seus demais dados. Ao lado aparecerão pequenos ícones que indicam:
* Verde = produto já pago
* Rosa = produto já foi enviado pelo vendedor
* Amarelo = você deixou feedback positivo para o vendedor ( eu só deixo depois de receber o produto de fato)
* Cinza = o vendedor te deixou feedback positivo.
9 - Contatanto o Vendedor:
Geralmente logo após uma compra, o vendedor tende a deixar uma mensagem para você agradecendo pela compra e lhe passando os dados de envio assim como track number se este o possuir.
Clique em cima da mensagem desejada e ela abrirá assim:
Em vermelho está circulada a mensagem que eu recebi. Como eu havia feito uma pergunta à vendedora anteriormente esta mensagem veio como uma resposta, mas se você receber uma mensagem e quiser respondê-la basta usar o botão circulado em verde que diz "Respond".
Ao clicar em "Respond" a seguinte página aparecerá:
Em vermelho é o local onde você deve digitar seu texto. Em verde o botão de envio da mensagem e em amarelo existe a possibilidade de você enviar uma cópia desta troca de mensagens ao seu email cadastrado, daí é só selecionar a opção e clicar em "Send".
10 - Sua Conta e os Feedbacks:
O Feedback é uma maneira segura de você saber se o vendedor é ou não confiável. Mas um número baixo de feedbacks não significa um mal vendedor. Procure ler o perfil do mesmo e verificar a veracidade dos feedbacks e se existe uma quantidade razoável dos mesmos. Ao clicar na aba "Account" no seu dashboard, a seguinte página aparecerá:
11 - Contato com o Vendedor:
Para falar com o vendedor vá até o perfil do mesmo e clique em "Contact Member" abaixo da foto do perfil.
A seguinte página aparecerá:
As opções são perguntas frequentes que já possuem uma resposta disponível para você. Caso nenhuma delas seja o que você quer saber, clique em "Other" ( circulado em vermelho ) e uma caixa de texto para uma pergunta direta ao vendedor aparecerá. A partir daí é só esperar pela resposta.
Espero que este post ajude você a adquirir o que está procurando e esclareça alguma dúvida que esteja lhe perturbando. Se ainda existir dúvida, torno a dizer, deixe um comentário que respondo conforme souber a resposta :D
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